sábado, 9 de agosto de 2008

Um pouco sobre o Pensamento Holístico e as Terapias Alternativas

As Terapias Alternativas são, como já diz seu próprio nome, uma alternativa às terapias materialistas que dominavam o pensamento humano até as décadas finais do século XX. Também chamadas de Terapias Holísticas, as Terapias Alternativas são fundamentadas e imersas no Pensamento Holístico que nos mostra que não existe apenas um único caminho para interpretar o Universo (o caminho do materialismo), mas sim que um novo modo de compreender o mundo é possível. O Pensamento Holístico nos mostra que o Universo é composto essencialmente de energia e que, sem ela, nem a vida da menor das formigas seria possível!

O Pensamento Materialista é tão prepotente que se torna incapaz de aceitar as evidências de centenas de pesquisas, inclusive de universidades, indicando a presença de corpos energéticos, chakras, meridianos, aura, etc., impedindo até mesmo as suas publicações nas grandes revistas científicas.

De maneira diferente do materialismo, que afirma ser a vida apenas o fruto espúrio do acaso e algo sem sentido, o Pensamento Alternativo (chamado assim porque é uma alternativa ao pensamento dominante, o materialista) propõe que a Vida é obra de energias inteligentes e tem um sentido.

Sim, para nós, a Vida tem um Sentido!

Podemos exemplificar e comparar semelhanças e diferenças entre os dois pensamentos, conforme nos mostra Henrique Viera Filho, respeitável Terapeuta Holístico: um Cliente queixando-se de dores no braço, perante um terapeuta materialista, espera deste que solicite exames para averiguar qual a “doença” existente para determinar o tratamento. Este mesmo Cliente, procurando um consultório de Terapia Holística, receberia um tratamento bem diferente: o Terapeuta Holístico ouviria com atenção absoluta este mesmo Cliente, buscaria informar-se muito além da queixa inicial, inteirando-se de suas emoções, de seu momento como um todo. Analisaria do ponto de vista energético (meridianos, chakras...), buscaria a harmonização através da aplicação de estímulos sutis, e sob o paradigma HOLÍSTICO, refletiria em conjunto com o Cliente qual o significado transcendente desta dor, ou seja, que gestos, atitudes e emoções estão bloqueados neste braço e, sincronisticamente, quais “aprendizados” e “ações” podem ser empreendidas para transmutar o problema em autoconhecimento e bem-estar.

Observem bem que, na abordagem do primeiro profissional, o serviço possivelmente cessará junto com a dor. Já na Terapia Holística, o “braço” seria tão somente o ponto de partida para algo MUITO maior: a busca do Autoconhecimento, da maximização de seus potenciais, da incrementação da QUALIDADE DE VIDA.
Nas terapias materialistas, a abordagem limita-se aos opostos complementares “saúde-doença”, objetivamente evidenciados e “comprovados” através de exames laboratoriais. Por sua vez, a Terapia Holística transcende para um conceito mais abrangente: a promoção da Qualidade de Vida, que é um conceito subjetivo, que só pode ser constatado pela interpretação do próprio Cliente.

Nenhum comentário: