quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A Alma e o Coração deste blog!!!


Olá, caríssima leitora e caríssimo leitor que me lêem agora!

Apresento-lhe a primeira postagem de Aprendiz, o primeiro Fanzine Holístico Digital, que temos notícia, produzido no nosso Rio Grande do Sul!

Sendo fiel à tradição dos primeiros fanzines, surgidos no movimento da contracultura na Inglaterra dos anos 1960, Aprendiz busca também cumprir sua missão como movimento contrário ao pensamento fragmentado e materialista que dominam hoje a visão de nossa sociedade e tornam-nos infelizes, incompletos, despedaçados...

E dentre os muitos nomes que este Fanzine Digital poderia ter, porque justamente este: “Aprendiz”?

Bem, a explicação está no fato de, certa vez, há muitos anos, eu ter ouvido um homem afirmar:

Uma pessoa, quando deixa de aprender porque acha que já sabe muito, torna-se um tolo e está pronta para morrer

Desde então passei a pensar na importância de – por mais que aparentemente saibamos algo ou que possamos dominar alguma coisa com a desenvoltura de um mestre – sempre termos a mente aberta como um pára-quedas e a humildade de um simples aprendiz...

Um aprendiz, tal qual uma criancinha, é flexível. Ele não tem a rigidez das grandes árvores, mas sim a flexibilidade dos pequenos arbustos... Quando o vendaval dos novos conhecimentos e dos novos desafios surge, aqueles que se arvoram como mestres, com seus caules rigorosos e rígidos, podem ser quebrados pela fúria das Forças da Natureza... Mas aqueles que mantém a flexibilidade dum aprendiz, tal qual os pequenos arbustos, dobram-se humildes perante os ventos destas Forças, aprendem com elas, melhoram-se e prosseguem evoluindo infinitamente!


Talvez tenha sido por saber isso que Sócrates tenha afirmado “Tudo que sei é que nada sei”, ou seja, talvez o grande filósofo quisesse nos mostrar que ele não se arvorava na rigidez e na arrogância de um “mestre” que já sabia demais, mais sim se colocava na condição de um humilde aprendiz que tantos Mistérios ainda teria para desvelar!

Eis a razão do nosso nome: Fanzine Holístico Digital Aprendiz!

Desejo a você uma excelente leitura e boas reflexões!

Um abraço!
M.J.X.

Nenhum comentário: